ETM Modal

etm modal.jpg

A ETM conta com softwares de desenvolvimento próprio para a realização de análise modal de equipamentos rotativos sem necessidade de excitação externa. Usamos técnicas apropriadas para separar o sinal de vibração proveniente da excitação estocástica decorrente do escoamento interno da máquina e extrair informações referentes à estabilidade rotodinâmica, frequências naturais e modos de vibração. Constitui assim, uma importante ferramenta de troubleshooting de equipamentos rotativos.

 

A estabilidade rotodinâmica de turbomáquinas deve ser garantida para evitar níveis de vibração elevados que possam causar a falha dos equipamentos.

Embora a análise modal computacional seja amplamente utilizada para verificar o decremento logarítmico (medida de estabilidade) de equipamentos rotativos, ainda existem dificuldades e incertezas na modelagem de coeficientes rotodinâmicos de componentes como selos amortecedores (honeycomb, holepattern), selos labirintos, selos a óleo, mancais e anéis de desgaste. Para a minimização destas incertezas em equipamentos como compressores centrífugos que operem em serviços críticos para a planta, testes de estabilidade dispendiosos são especificados e realizados durante a aquisição, com uso de excitação através de mancais magnéticos.

 

O uso das ferramentas ETM Modal elimina a necessidade destes testes, permitindo não só o levantamento do nível de estabilidade do equipamento em fábrica, como também o acompanhamento do decremento logarítmico, frequências naturais e formas modais do equipamento em campo. O acompanhamento e análise da alteração desses parâmetros permite a detecção e diagnóstico antecipado de possíveis falhas.