PR-GES-ETM_ (16).jpg

Curso de Compressores Industriais

Compressores centrífugos, Rotativos e Alternativos Aplicáveis a Indústrias 

Carga Horária - 24 horas

De 25 de Abril a 12 de Maio
Aulas de segunda a quinta-feira das 19h às 21h

Online via Teams

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo apresentar conceitos de compressores centrífugos, rotativos e alternativos. São abordadas as suas aplicações e aspectos construtivos, com enfoque prático nas áreas de desempenho, rotodinâmica, operação, manutenção e normas aplicáveis.

Detalhes do Curso

MÓDULO 1: COMPRESSORES DE CENTRÍFUGOS

  • Introdução: funções, aplicações, especificação de processo, tipos de compressores, princípio de funcionamento.

  • Termodinâmica básica aplicada a compressores: definições, primeira e segunda lei, processos ideais de compressão (adiabático e politrópico), comportamento de gás real, equações de estado, balanço energético de compressores.

  • Caminho do gás e descrição dos componentes: carcaças, diafragmas, rotor, mancais radias, mancais de escoras, sistema de posicionamento axial, sistemas de selagem, caixa multiplicadora, sistemas auxiliares.

  • Difusão, compressão, diagrama de velocidades, Head de Euller, curvas de desempenho, curvas do sistema, envelope operacional.

  • Instrumentação de processo, instrumentação da máquina.

  • Controle anti-surge, capacidade, divisão de carga, interação entre malhas.

MÓDULO 2: COMPRESSORES DE PARAFUSO (SECO E MOLHADO)

  • Princípios de funcionamento: Etapas de compressão em equipamentos volumétricos, relação de compressão interna.

  • Princípios de operação: rendimento volumétrico, performance, under e over-compression.

  • Componentes: parafusos macho e fêmea, geometrias dos parafusos, mancais radiais e de escora, selos a óleo, selos mecânicos, selos secos a gás, slide-valve.

  • Injeção de óleo (TCV), sistema de lubrificação.

  • Métodos de controle de capacidade.

  • Análise de um sistema de compressão utilizado em Unidade de Recuperação de Vapor.

  • Vantagens e desvantagens.

MÓDULO 3: COMPRESSORES ALTERNATIVOS

  • Princípio de funcionamento;

  • Principais componentes;

  • Ciclo ideal;

  • Ciclo real;

  • Rendimento volumétrico;

  • Rendimento termodinâmico;

  • Rendimento mecânico;

  • Controle de capacidade;

  • Sistema de lubrificação aberto e fechado.

Aplicação

Os conhecimentos adquiridos nesse curso poderão ser aplicados no projeto, testes, comissionamento, operação e manutenção dos equipamentos.

Público alvo

Profissionais das áreas de projetos (OEM, EPC ou usuário), suporte técnico, manutenção, comissionamento e operação de equipamentos rotativos.

Emissão de certificado

Garantia de que o profissional realizou o curso.

Pré requisitos

Não é necessária experiência prévia para realização deste curso

Material de apoio

O curso prevê exercícios práticos e estudos de caso.

O curso será on-line

O curso será ministrado em tempo real via Plataforma Teams, com interação entre aluno e professor.

Instrutores

PR-GES-ETM_ (16).jpg
Foto de perfil Zague 1 (1).png

Leandro Zague

Consultor em turbomáquinas com 10 anos de experiência em assessoramento técnico através de simulação dinâmica de sistemas de compressão, avaliação termodinâmica de turbomáquinas, análise e diagnóstico de vibrações, análise modal experimental e operacional de turbomáquinas, simulações rotodinâmicas, acompanhamento de testes de fábrica em diversos equipamentos.

Veja o que os nossos alunos falam

Aluno do curso
FEEDBACK 2 - TUBINAS A GAS
FEEDBACK 1 - TUBINAS A GAS
2020-11-digital-twins-automation-5 (1).webp

Por que devo investir neste curso?

Você sabia que há escassez de profissionais especializados no mercado? Sabia que a área de Recursos Humanos está precisando usar de muita criatividade para preencher novas posições? Sim, isso mesmo, principalmente para áreas técnicas.  O peso de ter boas referencias profissionais tem sido a aposta dos RHs, simples e eficiente política do "indique um amigo para trabalhar conosco", ou QI, abreviação para "quem indica".

Segundo pesquisa divulgada por uma consultoria, 68% das companhias brasileiras já utilizam a indicação de outros funcionários como um dos métodos oficiais para a contratação de profissionais de nível superior para cargos não executivos. O mecanismo perde somente para a prática do recrutamento interno, realizada por 72% das empresas. 

 

Esses dados evidenciam que profissionais que têm excelentes formações técnicas e boas referências profissionais tem maior possibilidade de se destacar no contexto interno das empresas onde trabalham, ou área profissional que atuam. Ao realizar um dos cursos da ETM Turbo você investe nesse potencial de crescimento, visto que somos uma empresa com expertise em atividades de engenharia, treinamento e consultoria em sistemas de geração de energia e turbomáquinas. Além termos conquistado grandes players nacionais e internacionais do segmento onde atuamos, contamos com uma rede de profissionais com larga experiência e dispostos a te auxiliar em sua preparação profissional, profissionais que inclusive poderão ser parte de sua networking

Acredite, se conectar aos nossos consultores e aos seus colegas de curso te auxiliará formar conexões profissionais assertivas, que somado a gestão estratégica de sua rede no Linkedin poderá te levar muito longe e muito a frente de qualquer concorrente profissional.

Atualmente encontrar perfis de nível superior com habilidades bem específicas é uma missão árdua, principalmente se a busca for de profissionais de áreas técnicas. Nessas ocasiões, aqueles que possuem boas qualificações, conexões profissionais assertivas e usa sua rede profissional no Linkedin de forma estratégica sairá na frente. E por isso você deve investir em nossos treinamentos, pois todos são desenvolvidos para te auxiliar atingir seus objetivos de qualificação, possibilitar conexões profissionais, assim você ficará mais perto de impulsionar altos voo em direção aos seus objetivos.

Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo em nosso curso. Invista em sua carreira, se posicione de forma diferenciada no mercado.

Fonte

COSTA, J. E.; AISENBERG, M. Disponível em:http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/mercado-recrutamento-vale-mais-quem-tem-qi-648794.shtml. Acesso em: 22 jul. 2012 (adaptado).

 

"Torne-se um profissional altamente qualificado, com atuação em um segmento altamente especializado, bem remunerado e que oferece bons planos de carreira.